Benefícios e utilizações das Plantas Aromáticas e Medicinais

Camomila - Matricaria chamomilla

Camomila - Matricaria chamomilla

Cheiro bastante aromático e penetrante. Com utilização fundamentalmente medicinal para tratamento de infeções internas, febres e problemas gastrointestinais. Calmante do sistema nervoso e digestivo. Trata problemas inflamatórios da pele e dos olhos, como as conjuntivites.

As flores são utilizadas em infusões e na indústria dos cosméticos.

Erva cidreira - Melissa officinalis

Erva cidreira - Melissa officinalis

Cheiro agradável, lembra o limão. As folhas e flores são utilizadas para facilitar a digestão, acalmar as dores abdominais de origem digestiva e diminuir o nervosismo de adultos e de crianças, nomeadamente em casos de problemas menores de sono. Bastante bom para a anemia, falta de apetite, asma. As folhas têm também utilização culinária (em sopas e saladas), aromática (pot-pouris) e na indústria de licores.

Erva príncipe - Cymbopogon citratos

Erva príncipe - Cymbopogon citratos

Sabor agradável e cheiro a limão. Utilizada contra a febre, problemas digestivos, micoses, artrite e piolhos. Os caules picados são muito utilizados na cozinha asiática. As folhas secas são utilizadas em infusões. O óleo essencial é utilizado em perfumaria e cosmética, como aromatizante na indústria alimentar e é também um ingrediente importante na indústria farmacêutica para produção de vitamina A, sendo rico em citral.

Hortelã pimenta - Mentha x piperita

Hortelã pimenta - Mentha x piperita

Cheiro único e agradável, sabor um pouco picante. As folhas podem ser usadas em infusões, bebidas frescas e saladas. Ajuda a acalmar as náuseas, enjoos matinais, indigestão, ulceras gástricas, gastroenterites, cólicas e resfriados. Utilizada também para problemas respiratórios, sinusites, catarros, asma, queimaduras, problemas de pele, repelente de insetos (potencial como acaricida).

Lúcia lima - Aloysia triphylla

Lúcia lima - Aloysia triphylla

Cheiro agradável e penetrante, sabor adocicado. As folhas frescas podem ser utilizadas em saladas, sobremesas e bebidas. Tem propriedades sedativas, alivia os espasmos, a acidez do estômago, indigestão e flatulência no sistema digestivo, reduz a febre e é estimulante para a letargia e depressão.

Cunha, A. P., Roque, O., & Gaspar, N. (2013). Cultura e utilização das plantas medicinais e aromáticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Salgueiro, J. (2013). Ervas, usos e saberes: planats medicinais do Alentejo e outros produtos naturais. Lisboa: Edições Colibri. Póvoa, O., & Delgado, F. e. (2014). www.epam.pt. Obtido de http://epam.pt/guia/

About me

Founder - Catarina Sim Sim

Olá! Chamo-me Catarina, tenho 33 anos, formação na área Agrícola e licenciatura em Engenharia Zootécnica.

A Cup of Tis surge da paixão que tenho por Plantas Aromáticas e Medicinais e no reconfortante que é criar uma bebida, escolhendo diferentes espécies e sentir as suas essências e aromas únicos.

Sou uma apaixonada pela natureza por ver crescer e aprender com o modo como todos os seres interagem entre si e se adaptam de forma a encontrarem o equilíbrio.

Adoro os cheiros e sabores que a natureza nos proporciona. Poder sentir todo o seu esplendor, a luz, as cores, os sons, os movimentos são muito gratificantes e faz-me sentir feliz e privilegiada.

Espero poder partilhar essas experiências e dar a conhecer as tisanas de maneira a que se sintam bem usufruindo de um momento relaxante e feliz.

Alguma questão/sugestão?